domingo, 9 de novembro de 2008

5º Dia no Abrigo 30/09/2008

Geuvan(20) e Felipe(17), auxiliando as crianças nos computadores.

Eduardo(15) brincando de fantoche com as crianças.

Rafaela(41) ensinando o dever.

Danyella(11) arrumando as crianças para a apresentação sobre a China.

Amanda(03) ajudando nos computadores






Relatório
Alunos: Geuvan(20)


1.Titulo da atividade:
Apoio as professores na sala de informática
2. Onde e quando a atividade foi feita:
Na sala de informática no dia 30 de setembro de 14h00min às 16h20min
3. Quem participou do encontro:
Geuvan
4. Para quê a atividade:
A atividade desenvolvida na sala de informática teve como único objetivo divertir e educar as crianças de modo que também “forçasse”, sem que elas percebessem, desenvolver suas leituras e suas habilidades com computadores, além de reforçar a relação que os alunos do Abrigo têm, pois foram turmas diferentes simultaneamente para a sala de informática fazendo com que ficassem dois alunos em cada computador.
5. O que aconteceu:
Foram diferentes turmas, ora juntas ora separadas, onde as crianças mexeram em jogos na internet, no Word para desenhar e escrever sendo que ajudamos a orientar e a vigiar as crianças para que não mexessem em alguma coisa indevida e não brigassem, além de termos resolvido alguns problemas que as maquinas tiveram.
6. O que alcançamos:
O objetivo da atividade foi alcançado pois, concluímos o nosso trabalho voluntário do dia com extrema satisfação, com isso recebemos o reconhecimento e gratificação dos professores e alunos.
7. Avaliação:
A atividade foi fundamentalmente recreativa, pois os alunos não tinham idade suficiente para aprender efetivamente a mexer em um computador apesar de termos ensinado o mínimo para eles. Apenas poderiam ter algumas aulas que visasse mais a ensinar as crianças a mexerem no computador pois essa atividade como já dito é meramente recreativa.
Relatório
Aluno: Felipe(17)
1. Titulo da Atividade:
Ajuda escolar, orientações e brincadeiras com as crianças; auxílio na sala de informática.
2. Onde e quando a atividade foi feita:
Na sala I do projeto Sementes do Amanhã, de 11h40min às 16h20min do dia 30 de setembro de 2008.
3. Quem participou do encontro:
Felipe.
4. Para quê a atividade:
Para orientar, ajudar e aprender com as crianças, nossa visita trouxe muita alegria, diversão e uma experiência nova. As atividades realizadas foram de grande importância não somente para mim, como também para as crianças verem coisas novas. Para alcançar um pouco mais da felicidade e mostrar um pouco da nossa compaixão para com os outros.
5. O que aconteceu:
Ao chegar às 11h40min fui encaminhado à uma sala para dar assistência aos professores e ajudar as crianças com suas atividades escolares. As crianças terminaram de chegar na creche era quase 12h00min. Ajudei elas a fazerem o dever de casa e depois jogamos forca. Depois, às 14h00min, elas foram para a sala de informática onde praticaram brincadeiras educativas, jogos, desenhos para colorir e outras diversões. Ás 15h15min fomos para a cantina onde as crianças comeram. Ajudei a profesosra a servir e recolher os pratos da merenda. Logo após, às 15:40min, fui escovar os dentes delas, onde houve um pouco de bagunça, mas logo foi resolvido. Ás 16h05min fui embora.
6. O que alcançamos:
Eu pude aprender muitas coisas, uma delas é que minha participação nesse projeto não foi em vão, tem sido de grande importância, pois pude ver no rosto das crianças a alegria de ter uma pessoa diferente ali. Alcancei um objetivo importante que é colaborar com as pessoas mais necessitadas, pude ver como esse projeto de caridade é um ato de grande valor.
7. Avaliação:
Todo esse projeto tem um objetivo, e de grande aproveito; as atividades realizadas e todas as crianças que estiveram juntas comigo nesse projeto interagiram com facilidade, diversão e muita brincadeiras. Notei que para elas não existia limites de diversão o tempo todo brincando e sempre agitadas pelo contrario de mim que não agüentei o ritmo que eles têm, mas para mim foi como eu tivesse voltado a ser criança, porque não deixei o cansaço me vencer e também brinquei e me diverti junto delas.
Relatório
Aluno: Eduardo (15)
1. Título da atividade:
Apoio aos professores; brincadeiras com as crianças.
2. Onde e quando a atividade foi feita:
Na creche Abrigo Jesus, no dia 30 de setembro de 2008, das 14h00min às 16h20min, na sala de maternal I.
3. Quem participou do encontro
Eduardo.
4. Para que a atividade:
A atividade foi realizada com fins de ajudar os professores na organização da sala e entreter as crianças.
5. O que aconteceu:
Às 14h00min cheguei à creche e fui encaminhado à sala de maternal I. Chegando lá, a professora pediu que eu recolhesse os brinquedos do chão e, logo depois, que eu a ajudasse a levar as crianças à cantina para lancharem. Ao chegarmos, coloquei as crianças em seus lugares e ajudei a professora a dar comida na boca delas.
Ás 14:50 pegamos as crianças e retornamos à sala. Espalhei os brinquedos e comecei a brincar com elas. Alguns minutos depois, a professora disse que tinha de escovar os dentes das crianças e então me pediu ajuda para colocá-las em fila perto do banheiro. Ás 15:40 ela terminou de escovar os dentes das crianças e me pediu para organizá-las para aguardar a chegada dos pais. Os pais iam chegando e eu ia entregando cada uma aos seus responsáveis. Ás 16h20min fui embora.
6. O que alcançamos:
Com o apoio que prestei nesse dia, consegui agilizar as tarefas da professora com as crianças e organizá-las melhor para que se comportassem bem. Além disso, entreti bem as crianças, fazendo com que ficassem mais calmas e alegres.
7. Avaliação:
Percebi que as crianças não brigavam quando eu ficava por perto, já que a minha presença deixava-as bem curiosas e animadas. O trabalho de levá-las à cantina e escovar os dentes fica bem mais fácil quando a professora possui o apoio de mais alguém. Apesar de ser um número relativamente grande para apenas duas pessoas, consegui manter a sala bem organizada, apesar das crianças serem bem agitadas.
Relatorio
Alunas: Danyella(11) e Rafaela(41)
1.Titulo da atividade:
Reforço escolar e atividades com as crianças.
2. Onde e quando a atividade foi feita:
A atividade foi realizada na terça-feira dia 30 de setembro, na sala do Semente do Amanhã, no horário de 13:05 as 16:20.
3. Quem participou do encontro:
Participaram as alunas Danyella Fernanda e Rafaela.
4. Para quê a atividade:
Ajudamos a professora da creche, a orientar às crianças nos deveres de casa, que elas trazem da escola onde estudam. Visando auxiliar cada uma delas em suas dificuldades relacionadas àquela atividade. Além disso, ajudamos a professora a ensaiá-los e organizá-los em um passeio pela creche onde eles estavam representando a China com uma dança.
5. O que aconteceu:
Ao chegar à creche, às 12h50min, fomos encaminhadas para o setor onde ficam as crianças do Sementes do Amanhã, nos apresentamos a eles e em seguida ajudamos a professora a ensiná-los o dever de casa, depois ajudamos a professora a ensaiá-los para a dança. Às 15h00min a professora os levou a cantina onde fizeram o lanche. Depois oferecemos apoio para a professora no momento da caminhada pela creche onde eles apresentaram sobre a China.Às 16h10min retornamos para sala onde ajudamos a professora a descaracterizá-los. Às 16h20min fomos embora.
6. O que alcançamos:
Com a ajuda no dever de casa, podemos ver quais eram as maiores dificuldades das crianças em determinada matéria e podemos mostrar a professora onde eles mais erravam. Com a ajuda na apresentação podemos aprender com eles mais sobre os costumes e as tradições da China.
7. Avaliação:
O reforço escolar foi bem proposto, e assim conseguimos auxiliar cada criança em suas maiores dificuldades, pois quanto mais gente para ajudar a professora a resolver os problemas da turma melhor, já que é uma professora para várias crianças.
Relatório
Aluna: Amanda (03)
1. Título da atividade
Apoio aos professores e na sala de informática
2. Onde e quando atividade foi feita
A atividade foi realizada na creche Abrigo Jesus, no dia 30 de setembro de 2008, das 13h05min ás 16h20min, na sala da coordenação e na sala de informática.
3. Que participou do encontro
Amanda.
4. Para quê a atividade
A atividade foi realizada com o intuito de ajudar as professoras no término de tarefas atrasadas e orientar corretamente as crianças durante a aula de informática.
5. O que aconteceu
Quando cheguei ao Abrigo, às 13h05min fui levada para a sala I do Sementes do Amanhã. A coordenadora então me chamou e perguntou se eu podia ajudar a fazer umas medalhas de papel, que seriam entregue na Semana da Criança, quando teria gincana entre turmas. Eu e mais duas outras voluntárias fomos encaminhadas para a sala de coordenação, onde nos sentamos e começamos a fazer as medalhas. Depois de desenhar, recortar e montar as medalhas, a coordenadora me pediu que eu fosse para a sala de informática. Eram umas 15h00 quando cheguei na sala. A última turma tinha saído havia alguns minutos para lanchar, e a outra só chegou às 15h20min. Quando essa turma chegou, o I período, encaminhei algumas crianças para os computadores que estava funcionando e coloquei os jogos que elas queriam. Um menino me pediu ajuda pois não sabia como jogar um joguinho da internet, então tive de ensiná-lo. Com uma certa dificuldade, ele acabou aprendendo. Às 15h50min a turma do III período chegou. Novamente, orientei as crianças em alguns computadores, mas algumas tiveram de se revezarem, devido ao fato de alguns micros estarem com defeito. Fiquei ajudando-as em seus jogos até às 16h20min, quando fui embora.
6. O que alcançamos
Com a atividade realizada na sala da coordenadora, consegui adiantar o a tarefa de fazer as medalhas, já que a coordenadora não encontrava pessoas disponíveis para realizá-la. Na sala de informática, consegui organizar as crianças e orientá-las corretamente quanto aos jogos, principalmente as crianças do I período, que tinham uma certa dificuldade em mexer com computadores. As crianças conseguiram aprender melhor a mexer na internet, já que havia mais de uma pessoa disponível para ajudá-las.
7. Avaliação
O trabalho desse dia foi mais tranqüilo, menos cansativo que nos outros dias, mas também foi bem proveitoso. Percebi que as crianças conseguiram se inteirar melhor na atividade da sala de informática. Porém, é necessário que se dê mais atenção à elas nesse aspecto, pois é preciso trabalhar com mais especificidade as deficiências que estas apresentam em relação a esse recreação.


" Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque sópode fazer pouco. "( Edmundo Burke )

Nenhum comentário: