segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O que é ser voluntário


É dedicar parte do seu tempo para realizar um trabalho solidário, espontaneamente e sem remuneração, uma atividade que possa ajudar alguém. É acreditar que a contribuição individual é essencial para mudar uma realidade e qualquer pessoa pode ser voluntária, basta querer e ter responsabilidade e dedicação.
O voluntário, ao exercer seu trabalho, não pode levar mais problemas e sim levar soluções. É necessário, também, que ele faça tudo de corpo e alma, com o objetivo de levar alegria àqueles que necessitam de seu apoio.O voluntariado não é só uma ajuda ao próximo:é também um grande presente para a alma. Quando fazemos algo de bom, nosso ser se sente recompensado, e dessa forma passamos a enfrentar os problemas com uma força de vontade maior.
Não há nada no mundo capaz de comprar um sorriso de uma criança, ou um olhar grato de um idoso, ao receber nossa ajuda e nosso carinho. É incrível saber o quanto podemos ser úteis e melhorar a vida de alguém.
Portanto, quando se deparar com aquela pessoa que necessita de uma coberta, ou de uma palavra amiga, lembre-se de que um pouco tempo da sua vida, dedicada àquela pessoa, pode mudar, e muita, a situação de quem carece da sua ajuda.

domingo, 14 de setembro de 2008





Todos os componen-
tes do grupo. Felipe(17), Eduardo(15), Danyella(11),
Geuvan(20), Rafaela(41) e Amanda Reis(3).












Danyella(11) ajudando no desenvolvi-
mento da atividade na biblioteca.












Amanda(3) auxiliando nos computa-
dores.














Felipe(17) ajudando as crianças na sala de informática.











Geuvan(20) também ajudando as crianças na informática.














Eduardo(15) jogando com as crianças do Semente do Amanhã.










Rafaela(41) também jogando com as crianças.





Relatório
Alunos: Rafaela(41), Danyella(11) e Eduardo(15)


1. Título da atividade:
Orientação às crianças do projeto Semente do Amanhã.
2. Onde e quando a atividade foi feita:
A atividade foi realizada na sexta-feira dia 12 de Setembro, na turma B do projeto Semente do Amanhã com alunos de 8 a 10 anos. No horário de 13:05 às 16:30.
3. Quem participou do encontro:
Participaram os alunos Rafaela, Eduardo e Danyella.
4. Para quê a atividade:
Essa atividade foi realizada para divertir as crianças, com jogos e brincadeiras, nesse dia não tinha para casa para elas fazerem.
5. O que aconteceu:
O projeto Semente do Amanhã serve para um reforço na escola das crianças, estas estudam de manhã e vão para o abrigo à tarde para fazer os deveres e ter atividades extras. Chegamos lá fomos encaminhados para falar com a coordenadora do Semente, que nos orientou para a turma B, como não tinham para casa, poderiam jogar e brincar, Rafaela brincou de forca e dama com algumas crianças, Eduardo jogou Pokemon com os meninos e Danyella brincou de baralho e brinquedos de montar com algumas meninas, quando deu 14:30 a turma teve aula de biblioteca, onde aprenderam a fazer um peixinho de papel junto de uma frase criativa, Rafaela, Eduardo e Danyella ajudaram no desenvolvimento da atividade. Às 15:20 foram para o refeitório lanchar, e em seguida para o pátio ter aula de futebol e queimada.
6. O que alcançaram:
Nesse dia foi uma experiência diferente, porque eram crianças mais velhas e outros tipos de atividades, percebemos a criatividade e curiosidade que elas possuem. Esse pouco tempo que tivemos com essas crianças deu pra ter uma grande aproximação e vimos que as crianças são muito espontâneas e extrovertidas.
7. Avaliação:
O grupo desenvolveu muito bem o trabalho, e estamos percebendo que nossa ajuda e nossa presença estão sendo boas para as crianças do abrigo. Nesse dia tivemos um pouco de dificuldade com elas, porque são maiores e se expressam mais, porém tudo ocorreu na medida do possível.

Relatório
Alunos: Amanda(3), Geuvan(20) e Felipe(17)

1. Título da atividade:
Auxilio aos professores na sala de informática
2. Onde e quando a atividade foi feita:
A atividade foi realizada na sexta-feira dia 12 de setembro, na sala de informática das 13h05min às 16h30min.
3. Quem participou do encontro:
Os participantes dessa atividade foram: Geuvan, Amanda Reis e Felipe da Cruz.
4. Para quê a atividade:
Apoiar os professores na sala de informática ensinando as crianças a mexer nos computadores.
5. O que aconteceu:
Ao chegar ao abrigo fomos falar com a coordenadora do “semente do amanhã”. Ela pediu para que ficássemos na sala de informática.Já na sala,encontramos alguns computadores estragados mais resolvemos o problema. Recebemos crianças de varias turmas, assim que elas chegaram colocamos, a pedido dos professores, alguns jogos educativos que trabalharam a leitura e criatividade das crianças sem elas perceberem.
6. O que alcançaram:
As crianças apesar de estarem eufóricas para mexerem nos computadores os jogos que elas jogaram estimulavam a leitura e o raciocínio, chegando então em bons resultados, pois embora para as crianças essa sexta-feira fosse um dia recreativo os educadores visavam ensinar de maneira que as crianças assimilassem o conteúdo de forma mais divertida e menos cansativa alcançando assim melhores resultados.
7. Avaliação:
As atividades feitas pelos integrantes do grupo foram realizadas com extrema seriedade e boa vontade fazendo com que o trabalho fluísse de maneira melhor, alem da cooperação dos professores orientadores tudo isso fez com que o voluntariado prestado nesse dia fosse mais produtivo e gratificante.

2º dia no Abrigo









Eduardo(15) com as crianças do maternal I.
Danyella(11) e Amanda(3) com as Crianças do 3º período.













Rafaela(41) com as crianças do 2º período.










O aluno Geuvan(20) com as crianças no pátio na hora do recreio.













As crianças brincando de roda, na hora do recreio.























Foto dos componentes do grupo que estavam presentes no 2º dia, faltou só o Felipe(17) que não pode ir nesse dia.
Relatório
(como as atividades não são muito diferentes, fizemos um único relatório com todas as atividades.)
1. Titulo da atividade:
Apoio aos professores em atividades com as crianças.
2. Onde e quando a atividade foi feita:
Ela foi realizada na sexta-feira dia 5 de Setembro, nas salas do Maternal I, 2º e 3º período de 13:05 às 16:20.
3. Quem participou do encontro:
Os alunos Amanda, Danyella, Eduardo, Geuvan e Rafaela.
4. Para quê a atividade:
Essa atividade foi realizada para ajudar os professores com as crianças em atividades em sala de aula e também nos seus horários de recreação.
5. O que aconteceu:
O segundo dia não foi muito diferente do primeiro, Amanda e Danyella ficaram com as crianças do 3º período, nas sextas-feiras as aulas são mais leves, os professores dão atividades levada para a diversão. As alunas acompanharam o 3º período para ver o filme “Procurando Nemo”, quando deu 15:10, acompanharam as crianças até o refeitório para o lanche e depois para brincar um pouco no pátio. Na hora que foram para a sala para aguardar os responsáveis ficaram jogando jogos até eles irem buscá-los.
Rafaela e Geuvan ficaram na sala de 2º período que também tiveram atividades mais leves. Eles chegaram à sala e contaram a historinha da Chapeuzinho Vermelho e depois foi a vez das crianças contarem, em seguida a professora deu uns brinquedos de montar para eles, os alunos ajudaram as crianças a montarem diversas coisas, como espada, robôs, cavalos, carros, bonecos, entre outros. Quando deu 15:10 eles levaram as crianças para o refeitório e depois para o pátio onde brincaram de roda até dar o horário de voltar para sala, quando voltaram arrumaram os brinquedos e esperaram os responsáveis irem buscá-los. O aluno Eduardo no segundo dia também ficou no maternal I, ajudando a orientadora a tomar conta dos bebês para não acontecer nada que os machuque, ele ajudou a alimentá-los e brincou com eles até dar o horário dos responsáveis irem buscá-los.
6. O que alcançaram:
Nesse segundo dia, foi melhor o relacionamento com as crianças, porque já as conhecíamos e também o trabalho que o abrigo exercia, como no primeiro dia, demos toda nossa ajuda aos professores em relação as crianças, tirando duvidas, ajudando nas atividades e ainda brincando com elas, pois elas precisam de muita atenção e carinho.
7. Avaliação:
O trabalho que o grupo teve com as crianças foi muito bom, elas adoraram a nossa presença em suas salas, tanto em ajuda nas atividades quanto nas brincadeiras, vimos que elas adoram contar histórias e casos, e como adoram pegar e pentear os cabelos.

Ajudem, por favor!

Pessoal, quem estiver lendo o blog e se interessar a ajudar, o telefone do Abrigo Jesus é :(31) 3462-9035 ou (31)34629564. Quem se interssar em conhecer pessoalmente, o endereço é rua Costa Sena, 959- bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte. Quem puder ajudar, faça-o! O abrigo possuir cercca de 170 crianças, é uma instituição filantrópica de inicativa privada. É importante que as pessoas ajudem, pois a creche fornece alimentos, conforto, água, luz entre outras despesas indiretas que têm de ser arcadas e que dependem apenas de doações. Quem não puder fazer doação , pode ser em bens não perecíveis e em trabalho voluntário também. Toda semana é pedido aos responsáveis pelas crianças que contribuam com alguma coisa para a instituição. Infelizmente, a contribuição vem caindo muito, e o Abrigo Jesus está cada vez mais necessitando de colaboração. Portanto, quem puder ajudar, ajude! Quem ajuda o próximo também está ajudando a si mesmo...